28 de abril de 2010

da série raízes aéreas - site specific Ateliê Fidalga na SP ARTE





Trechos do texto de Mario Gioia sobre os trabalhos do Site Specific Ateliê Fidalga na SP ARTE

(Des)bastar o espaço


Doze artistas empreendem uma invasão poética no Pavilhão da Bienal. As linhas modernistas que saíram da prancheta de Oscar Niemeyer e que continuam sendo locus privilegiado da história da arte, por meio da Bienal de São Paulo, passam a ser suporte e inspiração de trabalhos de duração efêmera, mas de longo alcance.

Narrativas que se calcam na experimentação são dispostas na arquitetura, espalham-se sobre guarda-corpos, ocultam e mimetizam escadas, parecem ser derramadas na verticalidade de colunas, preenchem vigorosamente painéis. Nas palavras do jovem Henrique de França, um dos artistas participantes, comentando a sua obra, surge uma síntese das intervenções: “Linhas horizontais, espaços vazios, figuras inacabadas, traços livres; sinais que, no resultado geral, remetem à fragilidade da própria memória, da própria história. Num percurso de leitura que se pretende uma narrativa, a linha do horizonte é a linha do tempo. E os vazios, as falhas e os rabiscos descontrolados talvez digam mais que os pontos completos e figurativos que os intercalam”.

(...)

Laura Gorski inventa um novo lugar por meio de caneta permanente e de tinta acrílica. As figuras da série Raízes Aéreas se baseiam em imagens fotográficas onde a ausência de matéria é maior. Tais vazios, usualmente captados durante viagens, geram uma nova paisagem, em preto e branco, que tira partido da edificação e confere uma nova poética ao espaço, dialogando com a luz, com o foco do observador, com as referências formais. A estranheza da paisagem deslocada provoca uma sensação parecida ao darmos de cara com um inseto de grandes proporções, feito com vinil adesivo, de Jerôme Florent. Derivado da pesquisa xilográfica do artista, o animal pertencente a um universo fantástico pode despertar um temor algo atávico ou levar quem o vê a um outro lugar, aos cantos da imaginação.

(...)

Nenhum comentário: